terça-feira, setembro 25, 2007

Preconceito


Recebi este mail e não resisto a colocá-lo aqui:

«Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, no alto do último degrau, colocaram um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jacto de água fria sobre os que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada.

«Passado algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi tentar subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de algumas sovas, o novo integrante do grupo não subia mais a escada.

«Um segundo macaco foi substituído, e o mesmo aconteceu, tendo o primeiro participado, com entusiasmo, na sova do recém-chegado. Um terceiro macaco foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, embora nunca tivessem apanhado um banho gelado,continuavam a bater naquele que tentasse chegar ás bananas.

«Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam naquele que tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: 'Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui... '

«De vez em quando, devemos questionar-nos porque fazemos (ou não) alguma coisa.
" É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO "
Albert Einstein

Os preconceitos são a cegueira do cérebro»
Somos todos diferentes. E depois? Não é na diferença que se cultiva a riqueza da sociedade?

1 comentário:

Anónimo disse...

Apesar dos monstros que são os preconceitos, todos os teremos nalgum aspecto da nossa vida social, não nos torna menos humanos esse facto, mas distinguem-se os que não se deixam afectar por eles. Tenho que comentar a imagem! Adorei o gatinho e o canito! meow fru fru!lolol
Beijinhos!