quarta-feira, julho 25, 2007

Livros e mais livros!

Adoro livros!

Devoro livros!

Não estou a exagerar... neste ano de 2007, já li nada mais nada menos que 18 livros, muitos até de 600 páginas...

Um livro é dos melhores passatempos que se pode ter. É um bocadinho íntimo, talvez até solitário, um momento em que não existe mais nada no mundo senão nós, intrusados numa história que não é a nossa, num espaço que provavelmente também não é o nosso, em pura interacção com personagens que se nos entranham na imaginação, fazendo com que sejam perfeitamente imprescindíveis para nós, sejam boas ou más, gostemos delas ou detestemo-las.

O nosso imaginário é o que temos de mais criativo, de mais sublime e de mais nosso. É o que faz o mundo andar e girar. O que seríamos nós, humanos, sem uma viagem à Lua? E o que seria de nós sem o sonho de que isso um dia seria possível? O que seria de nós, presos à realidade sem uma escapatória para uma ilha encantada ou para as profundezas da Terra, ou a roubar pão em cima de um tapete mágico, ou a beber de cálices de ouro e rubis entre os mais poderosos da Terra?

A minha pena é que só seja bom enquanto dura. Como tudo na vida, de resto. Mas o que quero dizer é que só é maravilhoso enquanto permanecemos ávidos na expectativa do epílogo, pois assim que termina o livro fica aquela sensação agridoce de regresso à realidade.

Há livros que nos mudam para sempre. Mas nem mesmo esses, e essa é a minha verdadeira tristeza acerca dos livros, nem mesmo esses sobrevivem ao desgaste do tempo. Quando olhamos para eles ou nos tentamos lembrar do seu conteúdo, é inevitável que a história em si seja uma grande névoa da qual a única coisa concreta que temos é a sensação indelével que ela nos deixou no espírito para sempre. Já tentei fazer fichas de leitura mas não é o mesmo.

O que nos fica não são os pormenores da história, mas a tatuagem da história em nós...

3 comentários:

Cristina disse...

Acho que os livros foram uma das melhores invenções. Concordo que é uma actividade solitária porque os lemos sozinhos,mas também pode ser colectiva quando partilhamos histórias e as emoções que nos provocam.
Gosto bastante de ler e leio em catadupa, consequentemente não fixo todos os pormenores das histórias, mas há,invariavelmente aqueles livros que nos ficam por mais anos que passem. Eles transformam-nos de uma maneira ou de outra.

Viva os livros!!

Bjo

Flor de Lotus disse...

Concordo contigo nesse ponto de vista colectivo. Aliás, é das coisas de que mais gosto de partilhar contigo são as conversas que temos sobre livros! Entre outros assuntos, obviamente, à excepção de futebol...confesso que estou a anos-luz de conseguir falar contigo sobre isso ;o)Mas o importante é que gosto muito de falar contigo :o)

Miss Alcor disse...

Que lindo Post!
DIVINO!
Dizes tudo o que me passa na cabeça sempre que leio um livro.
São realmente uma escapatória maravilhosa, e alimentam os nossos sonhos. Afinal, é tudo possível quando lemos um livro!
E quanto à conclusão final: tens toda a razão! Mesmo aqueles livros que adoramos e que nos marcam para sempre, acabam por ficar apagados nos pormenores, só restando aquela sensação boa quando olhamos para eles!

Ps-Não queria estar aqui a entrar em despique, mas eu já li 27 só este ano!
Estou claramente a bater o meu record de compras e de leituras em 2007! ;)