terça-feira, novembro 06, 2007

Operação ao panquecas


Não há médico algum que não tenha ouvido falar em 'úrsulas', 'prosta' em mulheres, 'pírula', 'TACos', 'buraco de serventia' e 'almorródias'.

Cada vez que alguém pronuncia estas pérolas de conhecimento médico, dá uma vontadinha quase incontrolável de rir.

Não por gozo com a cara de quem as diz, longe disso, mas pela distorção de que as pessoas são capazes. Algumas distorções chegam a ser para os médicos semelhantes a alguém dizer que viu um supositório levantar vôo para a Lua! Mais ou menos como uma operação ao panquecas, como conta o Dr Barreira da Costa no seu livro "A Medicina na voz do Povo"... :D

Hoje, ia no carro a ouvir as notícias das 8h na rádio, nomeadamente o relato das lesões sofridas pelos feridos em estado grave do acidente da A23 (uma tragédia sem palavras, a propósito!), quando a jornalista se sai com 2 expressões que, embora divertidas quando proferidas por alguém que tenta reproduzir algo que não entende, são gravíssimas quando proferidas por alguém que está a informar terceiros.

Ora essas pérolas foram: 'traumatismo torácico do crânio' e 'fractura da bacia do fémur'. Honestamente, acham que há alguma coisa a acrescentar??? Como é que alguém que diz isto pode ter a pretensão de informar seja quem for? Pessoal, ou bem que é do tórax ou bem que é do crânio, não existe tórax no crânio!!! Ou bem que é da bacia, ou do fémur ou de ambos, mas o fémur não tem bacia própria!!!

2 comentários:

Cristina disse...

Dá graça, mas também dá muita pena ler isto:

1º porque mostra o grau de (não) conhecimento que esta jornalista tem, quando se sabe que o jornalismo é talvez o 4º poder da nossa sociedade

2º é por causa destas inteligências que não há vagas no jornalismo e eu não arranjo trabalho.

Flor de Lotus disse...

O meu obrigada ao Anónimo que, oportunamente, me chamou a atenção à gralha que, inadvertidamente, publiquei neste post. :o) A nossa atenção varia na razão inversa da proximidade do nascer do Sol!
Caro Anónimo, espero que continue a visitar o nosso humilde Blog!