quinta-feira, janeiro 04, 2007

Penfriends


Hoje estou muito entusiasmada com a escrita de um post!
As ideias surgem vertiginosamente, as palavras saltam-me dos dedos.
Hoje estou entusiasmada com a ideia de escrever sobre escrever!

Porquê escrever? Porquê expressar por escrito o que podemos dizer pessoalmente, ou eventualmente guardar no que temos de mais íntimo?

Durante anos mantive um diário. Por anos leia-se dos 8 aos 24 :o). Ao conrário do que se costuma dizer acerca de quem escreve um diário (que não estará a escrever para si mas na esperança de que alguém o leia), eu escrevia mesmo para mim, escondia-o com todas as minhas forças, mas precisava mesmo de o escrever.

Porquê? Decerto conhecem aquela sensação de que, depois de explodirmos, a razão pela qual o fizémos nos parece ridícula. Ou a sensação de que tinhamos algo fantástico para contar que afinal era apenas mediano? Pois bem, eu escrevia para relativizar sentimentos negativos, ou seja, o fluir do texto e a obrigatoriedade de pensar sobre o que ia escrever fazia com que analisasse bem a questão e chegasse à conclusão de que algo não era para mim tão negativo quanto eu à partida tinha admitido. Com o tempo, aprendi a fazer isso sem o papel e a caneta, mas o gostinho por partilhar acontecimentos (bons ou menos bons) com o meu 'Eu' futuro permaneceu e por isso mantive o meu diário até tão tarde. Ainda hoje tiro imenso prazer em reler coisas que escrevi, algumas das quais já nem me recordava, pequenos pormenores que tornaram certos momentos mágicos na minha vida e que o tempo já tinha esbatido.

Algures no início da minha adolescência, e porque o bichinho da escrita esteve cá desde sempre, arranjei daqueles amigos por correspondência que uma qualquer empresa finlandesa organizava a nível mundial. Foi das melhores experiências que eu podia ter encontrado! Claro que, com o tempo, as nossas vidas já não se proporcionavam tanto a manter contacto através de longas cartas a meia dúzia de pessoas diferentes... Mas conheci pessoas tão interessantes e díspares, que só podia ser o que foi: muito enriquecedor! Portanto aqui fica um pequenino tributo a essas pessoas que me dedicaram e dedicam tempo das suas vidas a partilhar comigo as suas experiências, e a quem tão carinhosamente sempre gostei e gosto de escrever:
a Bianca, Bulgária, guia turística que já casou e já tem filhos
a Haggith, EUA, educadora de infância que tem uma irmã gémea e uma família enorme!
a Laurence, França, cujo sonho era ser enfermeira
a Christina, Grécia, voluntária da AMI que perdeu o pai e o avô num acidente de viação
o Zhang Hongwei, China, estudante de letras cujo sonho era ser professor em Espanha
e quem recentemente me abordou...

A escrita aproxima as pessoas.
Por isso, escrevam, escrevam para colorir a vossa vida e a dos outros, escrevam até que a mão vos doa e a alma se liberte :o) !!!

Boa escrita!

2 comentários:

Anónimo disse...

E propostas para receber cartas de pessoas que vêm por bem, aparecidas de modo estranho, aceitas? (Como isto é o mais parecido possível com uma caixa de correio!!! ;) ) É preciso preencher formulário? Qual o endereço electrónico?!?! LOL! Agora a sério, o post de cima fez-me comentar o de baixo!:) Beijinhos

Flor de Lotus disse...

Olá! Não sei se percebi bem o que escreveste... desculpa... Mas se for o que percebi, sublinho o que escrevi no comentário que te fiz e no post que escrevi hoje. De qualquer forma, estranho, hoje em dia, só elefantes voarem... :o)