quarta-feira, dezembro 14, 2005

Entrega


"Toda a gente quer encontrar o amor, em todas as suas formas; no entanto, todos pomos condicionantes em relação à forma como queremos que ele se nos apresente" Ally McBeal

Há coisas na nossa vida que tomamos por garantidas e a forma como as outras pessoas se nos apresentam é uma delas. Achamos que sabemos sempre com o que contar por parte dessa pessoa, que ela é exactamente como a vemos, sem mistérios profundos, sem nada que nos possa apanhar 'off guard'.

Mas as pessoas não são lineares. Nem nós nem os outros. E toda a gente muda. Evolui com as experiências por que passa. O que não invalida que essas mudanças sejam quase imperceptíveis e um dia sejamos surpreendidos por uma reacção que não esperávamos. Pode ser uma coisa positiva ou negativa. A mim já me aconteceram as 2 coisas: as positivas são muito boas, e as negativas são muito decepcionantes, ou preocupantes, ou confusas, dependendo da pessoa que temos pela frente e da relação que temos com ela.

Do que é que temos medo? De nos entregarmos por inteiro aos outros? De que nos magoem? De que nos decepcionem? Por força de tanto desconfiarmos e termos receios acabamos por ter razão, porque as outras pessoas se ressentem e reagem às nossas atitudes, e o que poderia ser tão lindo como as relações humanas, acaba por ser algo bonito, sim, mas com 1 fundo algo cinzento.

Eu? Eu continuo a preferir ter fé na boa-vontade humana, continuo a preferir entregar-me de alma e coração a tudo em que me envolvo, continuo a preferir magoar-me que magoar, porque sei que saio mais a ganhar do que a perder...

Sem comentários: