sábado, março 11, 2006

Paixões


É extraordinária a forma calorosa e envolvente com que alguém nos pode falar sobre um tema banalíssimo se por ele nutrir uma paixão ou se com ele mexer a nível emocional ou intelectual.
Desde o futebol, à fome, passando pela política, história, actualidade, religião, guerra ou a subida do preço do barril de petróleo, há uma infinidade de temas (alguns dos mais insólitos inclusivé) capazes de despertar alguém numa aparente letargia para uma conversa completamente apaixonante. Isto no óbvio pressuposto de que a partilha de ideias é feita dentro dos limites do respeito e aceitação recíprocos de que podem e devem existir opiniões diferentes da nossa.
O que é mais extraordinário é que, mesmo não havendo coincidência de pontos de vista possível ao fim de horas de discussão, essa partilha de ideias serviu pelo menos um grande e importante propósito: alargar os horizontes dos intervenientes para mil e uma facetas do mesmo problema que estes podiam eventualmente desconhecer. Torna-nos simultaneamente pessoas mais tolerantes e mais hábeis a defender os nossos ideais, e, eventualmente até, pessoas mais interventivas na nossa sociedade.
Admiro profundamente uma pessoa que respeitosa mas apaixonadamente, sincera e honestamente, com o coração e com a razão, defende um ponto de vista. É estimulante e motivador. Acima de tudo, extremamente enriquecedor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Às vezes tudo começa por aí! Uma conversa apaixonante!