sexta-feira, setembro 09, 2005

Quem diria?


Estava a folhear um álbum de fotografias antigo e deparei-me com uma fotografia de turma que deve ter uns 18 anos. Olhei a fotografia, e olhei-a, e olhei-a... Parecia que falava comigo, que me susurrava "Quem diria?"...

Quem diria? Quem diria há 18 anos atrás que estaríamos onde estamos, que viveríamos o que já vivemos, que experienciariamos tudo o que experienciámos...E se nos dissessem, será que acreditávamos?

Olhando para aqueles sorrisos inocentes e puros, tão seguros porque completamente intocados por todas as variáveis do dia-a-dia, por todas as responsabilidades, por todas as consequências. O mundo era a nossa ostra, tudo girava à nossa volta. Ainda se lembram de quando tudo era simples? Linear? Crescemos e descobrimos que a vida se pode complicar, de formas que nos realizam ou nos destroem, e que tudo isso depende dos milhares de decisões que tomamos por dia.

Será que se nos dissessem que a minha amiga seria gestora, ou o meu amigo ia morrer, ou eu iria 2 meses para África, acreditaríamos? Não consigo deixar de olhar para aqueles rostos felizes e pensar em como é estranha a vida, como complica mantendo-se maravilhosa, como nunca adivinharíamos.

Não consigo deixar de olhar para aqueles rostos e pensar que o tempo não passou realmente, aquelas fotografias não passam de imagens numa bola de cristal e ainda vamos a tempo de ensinar a felicidade aos que a não conheceram entretanto. E será que não vamos a tempo de reavivar a chama da inocência em nós e de nos permitirmos viver a simplicidade e a felicidade?

Sem comentários: